quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Como montar uma resenha Crítica.
A resenha crítica não é apenas um resumo informativo ou indicativo. A resenha deve ser entendida como uma análise interpretativa e, por esse motivo, irá depender da sua capacidade de relacionar os elementos do texto lido com outros textos, autores e idéias sobre o tema em questão, contextualizando o texto que está sendo analisado.
Ao elaborar uma resenha crítica deve-se procurar resumir o assunto, apontar as deficiências e/ou pontos que, sob a sua ótica, poderiam ser melhor trabalhados (lembre-se que tais pontos podem estar fora do escopo da obra analisada), sem entrar em muitos pormenores e, ao mesmo tempo, destacar os pontos fortes com ponderação e sem bajular. Como uma síntese, a resenha deve ir direto ao ponto, mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta.
Muita gente ainda fica em dúvida sobre a estrutura de uma resenha, e é claro que existem algumas sugestões que podem ser bastante úteis. Entretanto, deve-se pensar nessas sugestões de estrutura como um guia para a sua redação, e não como um formulário. O texto deve ser uno, fluído e suas opiniões devem estar dialogadas com as do autor resenhado ao longo do texto todo, e não apenas no final.
Sugere-se que a resenha não seja muito extensa, e que seja um texto corrido, isto é, não devem ser realizadas separações físicas entre as partes da resenha, como a subdivisão do texto em resumo, análise e julgamento, por exemplo.
Com estas ressalvas em mente, confira algumas orientações utilizadas na disciplina de Metodologia em Ciência da Informação do curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB sobre a estrutura de uma resenha crítica, lembrando que não são itens de formulário, que a redação deve ser corrente, que tais tópicos são apenas diretrizes e que não precisam, necessariamente serem trabalhados nessa ordem:
1. Situe o texto no contexto da vida e da obra do autor, assim como no contexto da cultura de sua especialidade, tanto do ponto de vista histórico como do ponto de vista teórico;
2. Explicite os pressupostos filosóficos do autor que justifiquem suas posturas teóricas;
3. Aproxime e associe as idéias do autor expressas na unidade com outras idéias relacionadas à mesma temática;
4. Exerça uma atitude crítica frente às posições do autor em termos de:
a) coerência interna da argumentação;
b) validade dos argumentos empregados;
c) originalidade do tratamento dado ao problema;
d) profundidade de análise do tema;
e) alcance de suas conclusões e conseqüências;
f) apreciação e juízo pessoal das idéias defendidas.

                                                    Diovane valejo e Victor Hugo.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

  
     
     Resumo de 60 palavras da obra de Lygia Fagundes Telles:venha ver o pôr-do-sol
      
   Venha ver o pôr-do-sol conta sobre dois amantes , embora ela não o queira mais , ele convida-a para ver o pôr-do-sol em um cemitério. Ele fica surpreso pela reação de Raquel , pois ela não gostou de ter ido, para ela , o convite seria lucrativo.
  Como sonhador , Ricardo pensou que ia reconquistá-la pelo romance, mas acabou se enganando.Na verdade ela negou.

                                                      romance fail                                                       


                                                                           Victor Hugo
Resumo de 60 palavras da obra de  Lygia Fagundes Telles:Venha ver o pôr-do-sol.

Venha ver o pôr-do-sol ,um conto que fala sobre a vida de duas pessoas , ela bem casada e ele pobre e começam a ter um caso.O homem chamado Ricardo e a mulher chamada Raquel , Ricardo a convida  para um último encontro, ela aceita , chegando ao local do encontro ela teve uma surpresa , ele leva ela ao cemitério.   


Biografia da autora : http://pt.wikipedia.org/wiki/Lygia_Fagundes_Telles

                                                     Diovane valejo.

                                                                   



      Resenha crítica do filme: Medianeiras

 Medianeiras é um filme que situa-se na Argentina,duas pessoas formadas,uma em engenharia e outra em arquitetura,ambos não seguem a carreira desejada por causa da crise do país.
 Devido ao dinheiro mal investido do governo argentino,as pessoas devem obrigatoriamente seguir carreiras diferentes de suas profissões desejadas.
 Esse filme é recomendado para pessoas que gostam de refletir,pois retrata que acontece a mais investimentos de nossos governantes,também nos ajuda a abrirmos os olhos e nos conscientizarmos do que está acontecendo.Muitos estão se formando,mas não estão se encaixando no mercado de trabalho.
                                                  Victor Hugo

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Resenha crítica do filme : Medianeiras 

Medianeiras é um filme produzido na argentina que retrata a vida de duas pessoas solitárias em Buenos Aires, um formado em engenharia eletrônica e outra em arquitetura, ambos sem seguir a profissão que se formaram devido a crise no mais , mal eles sabiam que um completaria o outro , até que um dia , eles se encontram.
Filme que mostra a realidade de duas pessoas frustradas devido a crise no País . Fazem o que não querem e vivem o que não querem , por causa do dinheiro mal investido do governo. A vida das pessoas mostrada no filme é a realidade de várias pessoas que vivem sozinhas e triste , mas que podem mudar a partir de suas atitudes, em cima do modo de viver e pensar.
Medianeiras pode fazer você refletir e mudar algumas atitudes em sua vida , caso consiga entender o sentido que ele traz . O filme também retrata desde as pessoas que ficam trancadas em casa, trabalhando sem se relacionar socialmente , e até sexo sem compromisso e o uso de drogas. 


                                                                                 Diovane Valejo.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          The sims / O mundo perfeito é aqui .